quarta-feira, 13 de abril de 2016

Sobre os metais mais usados na confecção de Jóias

Como já foi enunciado aqui, a joalharia caracteriza-se pela utilização dos metais nobres e pedras preciosas na confecção de Jóias.



Então, quais são os principais metais nobres mais utilizados neste processo?
Breve explicação
Os metais nobres no seu estado puro tem como característica serem muitos maleáveis conferindo-lhes pouca resistência no seu uso ao se deformarem com muita facilidade.
Devido a essa característica e para serem perfeitamente trabalháveis conferindo-lhes mais resistências, foi fundamental fazer uma junção entre os metais nobres e metais não nobres como o latão, cobre, zinco entre outros mais.
A essa junção entre metais nobres e não nobres, através do processo de fundição foi chamada de Liga.


Na linha da frente o ouro é o metal mais usado na fabricação de jóias seguida da platina, estando  a prata em termos de valor monetários em terceiro plano.
Contudo estes metais não são usados no seu estado puro no processo de fabricação de jóias e isto porquê?



Ouro puro ( Metal nobre)
Metais não nobres




+






Então como podemos definir uma liga?
Uma liga é nada mais nada menos do que a fundição do metal não nobre com o metal nobre para dar origem a um metal composto, com características que lhe permitirão desempenhar melhor a função para o qual o metal se destina.

Esta ligação entre estes dois tipos de metais  é muito importante e devem obedecer as normas legislativas para que os metais nobres tenha os referencias e os mínimos de qualidade obrigatórios para a fabricação de jóias, pois dependendo da quantidade de metal não nobre existente numa peça de joalharia, o seu valor comercial é afectado.

Assim por exemplo a alta joalharia ou a joalharia de luxo utiliza na fabricação das suas peças, o ouro e a platina de 750  milésimas o que significa que
em 1000 unidades da Liga( ouro ou platina pura mais metal não nobre) que foi feito uma jóia, contém 750 unidades de ouro puro ou platina pura e 250 unidades de metal não nobre.
MJF - Margarida Filipe









Jóia com 750 milésimas contém 750 unidades de ouro puro


Isso vem indicar em primeiro lugar que uma jóia que contenha 750, 800 milésimas de ouro ou de platina pura, é muito mais cara que uma jóia que tenha na sua unidade de liga mais metal não nobre e por sua vez estabelece um padrão de diferenciação na joalharia, quanto a posição no mercado e publico alvo. 

Na próxima edição de Sobre joalharia aprofundaremos um pouco mais esta questão sobre as características dos metais depois de ligados e os vários tipos de Toque ou Título existentes 

  






Sem comentários:

Enviar um comentário